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PERO DA PONTE

( Portugal )

 

Trovador muito provavelmente galego, ativo nas cortes castelhanas de Fernando III e Afonso X. A sua condição de escudeiro e trovador é referida pelo próprio em duas composições mas é provável que o seu verdadeiro estatuto social fosse o de segrel, categoria algo fluida, mas que apontava para uma posição intermédia entre o jogral e o trovador nobre.
Embora a documentação galega de meados do século XIII ateste a existência de pelo menos dois indivíduos que poderiam eventualmente ser identificados com o segrel, um Pero Fernandes da Ponte e um Pero Anes da Ponte, a ausência de patronímico nas rubricas atributivas dos cancioneiros torna problemática a sua identificação com qualquer deles. O apelido Da Ponte está, no entanto, bem documentado na cidade de Pontevedra, onde um don Martinus Petri da Ponte era alcaide entre 1240 e 1242, e onde a família parece ter desempenhado relevante papel social nos séculos XIV e XV, segundo dados recolhidos por Ron Fernández
1. É também a este investigador que se deve a localização, no Repartimento de Valencia (1238-1240), de um P. de Ponte, que poderá ser o trovador, até porque o seu nome surge ao lado dos de um conjunto importante de jograis, de diferentes origens e línguas. Como refere este investigador "o feito de que Pero da Ponte eloxie a conquista de Valencia ben podería relacionarse coa súa presenza no evento e no repartiment, sendo beneficiado nel".
De resto, as suas composições permitem uma datação relativamente segura da sua atividade trovadoresca, que deverá ter tido início um pouco antes de 1235, ano da morte da rainha D. Beatriz, mãe de Afonso X, a quem dedica 
um pranto, e se terá prolongado pelo menos até 1275, conforme propôs Vicenç Beltran2, a partir da análise de uma sua composição, que seguirá uma canso do trovador provençal Guiraut Riquier, datável desse ano), ou mesmo, estamos em crer, até aos anos seguintes, tendo em conta a composição que dirige contra o infante D. Manuel, irmão de Afonso X (e com ele em litígio apenas a partir de 1277). Igualmente a partir das suas composições se depreende que Pero da Ponte se terá continuamente mantido muito próximo da corte régia do Rei Sábio, de cujas posições políticas se faz porta-voz em numerosas circunstâncias (nomeadamente, e para além do caso antes aludido, aquando da rebelião nobiliárquica castelhana dos inícios dos anos 70).

 

VIEIRA, Yara Frateschi.   POESIA MEDIEVAL. LITERATURA PORTUGUESA.   São Paulo: Global, 1987.  208 p.  (Coleção literatura em perspectiva.  Série Portuguesa)        Ex. bibl. Antonio Miranda

 

Se eu podesse desamar

a quem me sempre desamou

e podess'algum mal buscar

a quem me sempre mal buscou!

       Assi me vingaria eu,

              se eu pudesse coita dar

       a quem me sempre coita deu.

 

Mais sol nom poss'eu enganar

meu coraçom que m'enganou,

per quanto mi fez desejar

a quem me nunca desejou.

E por esto nom dórmio eu,

       porque nom poss'eu coita dar

       a quem me sempre coita deu.

 

Mais rog'a Deus que desampar

a quem m'assi desamparou,

ou que podess'eu destorvar

a quem me sempre destorvou.

E logo dormiria eu,

             se eu podesse coita dar

       a quem me sempre coita deu.

 

Vel que ousass'en preguntar

a quem me nunca preguntou,

por que me fez em si cuidar,

pois ela nunca em mi cuidou;

e por esto lazeiro eu:

       porque nom posso coita dar

       a quem me sempre coita deu.

 

*

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Página publicada em janeiro de 2023

 

 


 

 

 
 
 
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